12 março 2010

Tipos de corpos

Uma câmera fotográfica precisa, a rigor, compor-se de apenas alguns componentes básicos, necessários e suficientes ao processo de fotografia. É claro que a própria evolução dos tempos, desde o invento da primeira câmera, foi introduzindo novos conceitos, sistemas e materiais, os quais acabaram por tornar-se também indispensáveis ao processo de fotografia moderno.

Embora não seja escopo do presente trabalho fazer um estudo pormenorizado da evolução tecnológica das câmeras fotográficas através dos tempos, começaremos nosso estudo através da descrição de uma câmera básica esquemática, a fim de que se possa entender o processo de uma forma ampla e genérica, bem como os principais termos utilizados.

A concepção de qualquer câmera fotográfica é a mesma. Trata-se simplesmente de uma caixa, com um pedaço de filme numa face e uma abertura na outra. Esta abertura é construída de forma a permitir que a luz entre na caixa, atingindo a superfície quimicamente sensível do filme. É assim que produz-se a fotografia. Todas as câmeras, da mais primitiva à mais sofisticada funcionam dessa forma. A diferença de um tipo e outro está na eficiência e simplicidade com que desempenham sua função.

Sem comentários:

Enviar um comentário